O que é?
As próteses dentárias são estruturas que podem ser utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca ou que estão desgastados. Assim, as próteses são indicadas pelo dentista com o objetivo de melhorar a mastigação e a fala da pessoa, que podem ser prejudicadas pela falta de dente.
O tipo de prótese indicada pelo dentista depende da quantidade de dentes comprometidos ou em falta e da condição da gengiva.
Principais tipos
As próteses dentárias são indicadas pelo dentista de acordo com a quantidade de dentes comprometidos ou em falta, além da condição geral da boca do paciente. Assim, as próteses podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese, ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura.
Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, por exemplo, ou fixas, quando a prótese é implantada na mandíbula ou os dentes faltantes são parafusados.
Cuidados
É importante ir ao dentista periodicamente para que seja feita avaliação da prótese, bem como verificar a necessidade de substituição.
No caso da prótese removível, é recomendada que seja retirada após cada refeição e lavada com água corrente para remoção do resto de comida. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova adequada e com sabão neutro com o objetivo de evitar a formação de placas bacterianas. Além disso, é recomendado realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de creme dental e fio dental.
É recomendado também que a prótese seja retirada antes de dormir e colocada em uma solução de limpeza ou com água filtrada. Antes de utilizá-la novamente, é importante realizar a higienização bucal e lavar a prótese com água corrente.
No caso das próteses fixas, a higienização bucal deve ser realizada normalmente e é recomendado ter atenção quanto ao uso de fio dental, pois como a prótese não pode ser removida, é importante que seja removido qualquer resíduo de comida que possa estar entre a prótese e o dente, evitando, assim, danos à prótese e inflamação na gengiva, por exemplo
Agende a sua consulta conosco!
Estamos prontos para lhe atender com o máximo de conforto e qualidade que oferecemos na Vita Oral